sexta-feira, 2 de outubro de 2009

A CONTROVÉRSIA DE VALLADOLID - A Igreja Católica e o Debate acerca da Questão Indígena (1514 - 1550)

Com a Expansão Marítima Européia e a consequente descoberta da América, o europeu depara-se com novas civilizações: Os Índios. Era algo totalmente inesperado para o Mundo Cristão. No seio da Igreja Católica surgiu um Debate sobre estes novos povos: Os índios eram gente? Possuíam alma ou não? Se eram gente, eram infiéis ou pagãos? Deveriam convertê-los ou submetê-los?



O debate foi marcado pela questão Igual X Desigual, Inferior X Superior. Um dos lados deste debate afirma que eles eram "selvagens", no sentido de inferiores, para eles, os índios estavam entre os homens e os animais. Do outro lado havia os que "defendiam" os índios, vendo-os como o "bom selvagem", eram "exemplos de cristãos".


Figuras importantes da sociedade européia marcaram presença neste debate: Oviedo, Tomaz Ortiz, Francisco de Vitória, desntre outros. Este debate atingui seu apogeu em 1950 na célebre Controvérsia de Valladollid, que em sua essência era encabeçado pelo filósofo Gines de Sepúlveda e pelo teólogo e bispo dominuicano Bartolomé de Las Casas
Qual o papel, atuação e contribuição da Igreja Católica frente a questão dos povos americanos? Qual o grau de entendimento dos europeus em 1500 sobre o Cristianismo vivido por eles naquela época?


Um documento datado de 1573, das Ordenanças Filipinas, nos dá uma idéia do pensamento do cristianismo dominante da época:


"A conversão não deve ser imposta, mas propósta... a "pacificação" e a gestão ulterior devem ser com moderação, e os impostos devem ser razoáveis... não são as conquistas que se deve estirpar, é a palavra "conquista"; deve-se agir usando o comércio como disfarce, manifestando amor, sem demonstrar cobiça". Nesta explanação, notamos como este antagonismo interno acarretou grandes e tristes perdas para a coroa espanhola, para a Igreja e principalmente para os nativos americanos.


Apesar de parecer tão antigo, este tema nos é muito atual. Aliás, a questão de Igualdade entre os povos não se restringe à Valladolid, foi muito abordado pela "Filosofia das Luzes", onde os "iluminados" do século XVIII estavam divididos em Liberdade e Soberania, representada por Voltaire e a Liberdade e Igualdade, representada por J. J. Rousseau.


Não poemos e não devemos apagar de nossas memórias uma questão tão importante, iniciado mesmo antes de Valladolid, se este tratava da questão indígena no século XVI, ainda hoje, em pleno século XXI, ainda ouvimos questões relativas a igualdade e inferioridades entre os povos, mostrando-nos que a Controvérsia permanece até os nossos dias.


Neste debate, fica claro que os defensores da Ideologia Teológica que defendia que os americanos eram inferiores aos europeus tinham interesse em explorar estas novas sociedades. Já os que defendia a igualdade entre estes povos, visavam a expansão religiosa.


As consequencias desta contradição de relevante importância para as sociedades americanas foram desastrosas à historiografia relacionada à questão indígena. Examinando a historiografia mais antiga tendia para a idéia de Sepúlveda (selvagem e inferior), enquanto que a historiografia mais recente tende para as idéias de Las Casas (bom selvagem).


Aqueles que não se preocupa em saber, assim como os que se abtém de informar, são culpados diante de sua sociedade. Este assunto é imprescindível para quem quer despontar seu senso crítico, em nossa atualidade já que lida com a questão do "outro".


Qual o tratamento dado à estes povos pela política expancionista? De que forma as ações ideológicas e concretas da Igreja Católica refletiram na forma de exploração do Novo Mundo? Essas atuações foram essenciais para conservação de alguns povos indígenas da América espanhola? Os historiadores destes fatos foram de alguma tendenciosos?


Na atualidade, como estamos lidando com esta questão chamada evangelismo? Impondo, explicando, subjugando... Quais os interesses estão por tras? Dignidade humana, salvação, exploração...


Como Ministros das Boas Novas, fomos chamados para buscar os perdidos, sem esperança, e anunciar que o Reino de Deus é chegado. Neste Reino, todo vale se encherá e todo monte e outeiro será abaixado, para que haja igualdade. Neste Reino não há maioral, somos todos iguais perante o nosso Rei.





Quer saber mais?


"A hierarquia é irredutível no seguimento da tradição Greco-Romana, assim como a igualdade é um princípio inabalável da tradição cristã; estas duas componentes da civilização ocidental, aqui extremamente simplificada, confrontam-se diretamente em Valladolid". TODOROV, Tzvetan. A Conquista da América, a questão do outro. São Paulo: Martins Fontes, 2003.


SEPÚLVEDA, J. Gines de. Democrates alter. Trad. Esp. Democrates Segundo, De las Justas Causas de la Guerra contra los Índio. Madrid: Instituto F. de Vitória, 1951.


LAS CASAS, Frei Bartolomé de. O Paraiso Destruido - Brevíssima relação da destruição das Índias. Porto alegre: L&M, 1991.


BÍBLIA SABRADA

Somos Gente, temos alma, não somos inferiores e precisamos ser salvos...
"Até aqui nos ajudou o Senhor".

Nenhum comentário:

Postar um comentário