Disse o Senhor à Abrão: "Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. Far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome e tú serás uma bênção. Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçorem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra" (Gn. 12.1-3).
Ora, Deus chamou a Abrão em Ur dos Caldeus, este foi para Harã (com seu pai e o sobrinho Ló). Após a morte do seu pai, este desce para Canaã (Ló também), subiu para o Egito (lá estava Ló), voltou para Canaã (Ló também). Após a desavença entre os pastores de Ló e Abraão estes se separam (Gn. 13.10). Ló escolheu pela aparência, pelo que os seus olhos podiam ver.
Neste breve histórico podemos observar a promessa de Deus à Abraão e a luta de Ló pela bênção. No Capítulo 18, o Senhor confirma a promessa à Abraão e anuncia a destruição das Cidades de Sodoma e Gomorra e Abraão intercede por Seu sobrinho Ló.
A primeira lição que aprendemos nesta passagem da destruição destas cidades está logo no primeiro versículo: "e vieram os dois anjos a Sodoma à tarde e estava Ló assentado à porta de Sodoma..." (19.2).
1º - para não se perder pelo caminho, SE PREOCUPE MAIS COM A MALDADE INVISÍVEL QUE COM A MALDADE EXPLÍCITA.
- Ló estava tão preocupado em ser abençoado que não se preocupava com valores que podem definir o destino de sua vida e de sua família. Note que a cidade havia se corrompido e ele estava na porta, sem se importar com sua esposa e filhas, que estavam se corrompendo com aquela sociedade. Aquela era uma cidade onde até as crianças eram maliciosos (v.4).
- Hoje também não é diferente, muitos se preocupam com sua ascensão profissional social, que nem fazem caso de seus métodos: mente, caluniam, adulteram... Enfim, vencer a qualquer custo. A Palavra de Deus diz: "Louco, hoje te pedirão tua alma, e o que tens preparado, para quem será"? Lc. 12.20.
- Lembre- se de sua reputação, mas preocupe-se muito mais com o seu carácter. Precisamos das bênçãos do Senhor e devemos buscá-las, mas não podemos nos esquecer de que "as coisas que olho não viu, que o ouvido não ouviu e que não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam..." 1Co. 2.9.
2º - para não se perder pelo caminho, NÃO FIQUE EM UM LUGAR ONDE VOCÊ É OBRIGADO FAZER COISAS RUINS PARA EVITAR OUTRAS PIORES.
- Veja que o Ló chegou ao cúmulo do absurdo, aquele povo havia perdido a Referência do Sagrado (v.5), e o Ló se vê obrigado entregar suas duas filhas (supostamente virgens) para evitar que os sodomita cometessem abominação contra os anjos do Senhor.
- Hoje também, em nossa sociedade, estamos tão acostumados com o "jeitinho brasileiro", que acabamos cometendo coisas horríveis pensando ser "normais": é um suborno aqui, um mensalão ali, um compra liçenca acolá... Se Deus te colocou em uma função seja fiel, só assim poderemos ouvir do Redentor "bem está servo fiel, sobre o pouco fostes fiel, sobre o muito te colocarei, entra no gozo do teu Senhor" (Mt. 25.21).
- Sejamos íntegros e fiéis ao Senhor e aos nossos patrões: "vós servos obedecei a vossos senhores segundo a vossa carne com temo e tremor, na sinceridade de vosso coração como a Cristo; não servindo à vista como para agradar aos homens, mas como servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus" (Ef. 6.5,6).
3º - para não se perder pelo caminho, NÃO AME AS COISAS MATERIAIS ACIMA DAS ESPIRITUAIS.
"E ao amanhecer os anjos apertaram com Ló e disse: levanta-te, toma tua mulher e tuas duas filhas, para que não pereças na injustiça desta cidade. Ele porém demorava-se e aqueles homens pegaram-lhe pela mão..." (19.15-16).
- Considere o fato de que aqueles anjos chagaram a tardinha, banquetearam, os homens da cidade foram cegos, os pretensos genros zombaram, e, só na manhãzinha do dia seguinte saíram da cidade e devido a ação dos anjos. Entende-se que mesmo sabendo da eminente destruição da cidade, eles não queriam deixá-la. Afinal, Sodoma era a maior cidade do Oriente, ostentava luxo (e luxúria), beleza (desprezível), riqueza (e desgraça). Enfim, tudo isto estava arraigado no coração de seus habitantes.
- Atualmente também não é muito diferente. Os valores estão invertidos: ama-se mais o palpável que o ético. Quero ter, não importa como. A separação entre Abrão e Ló, deveu-se principalmente pelo visível (13.10). Hoje muitos galgam posições através de degraus humano, e, lá em cima apegam-se as coisas materiais e se esquece de que a queda pode ser doída.
- O Senhor nos ensinou em seu Sermão do Monte "Buscai primeiro o Reino de Deus e as demais coisas vos serão acrescentadas" (Mt. 6.33). Não devemos estar ansiosos pelo que perece, tesouros terrestres onde a traça e a ferrugem consomem e os ladrões minam e roubam. Devemos buscar os tesouros do céu, os quais o ladrão não pode roubar. O Mestre nos advertiu: "Onde estiver o vosso tesouro, aí estará o vosso coração" (Mt. 6.21).
4º - para não nos perdermos pelo caminho, NÃO TRANSFIRA PARA O LUGAR EM QUE VOCÊ ESTÁ O QUE ESTÁ EM VOCÊ.
"Escapa-te pela tua vida. Não olhe para trás de ti... Lá para o monte... Não meu Senhor não posso ir para lá... Aquela cidade está perto, deixe-me fugir para lá... escapa-te para ali... E subiu Ló de Zoar e habitou no mente..." (19.17-30).
- Como vimos na contextualização, o Ló andou de Ur, Parã, Canaã, Egito, Canaã, Sodoma, Zoar e finalmente foi para o Monte (para onde não queria ir foi depois). Ló era uma pessoa que transferia seus problemas pessoais para o lugar onde ele vivia, mas o seu maior problema estava em seu coração. Chegando ao monte, suas filhas o embebedaram e tiveram filhos do próprio pai, cometendo o pecado de incesto.
- Hoje também não é muito diferente. Pesquisas recentes mostram que um dos maiores problemas que enfrentamos é com os relacionamentos. Filhos e pais, conjugues, Vizinhança, ambiente de trabalho, etc... Muitos dizem que não é mais feliz devido seu vizinho que o incomoda (não suporta nem olhar). Outros não toleram o companheiro de trabalho (falso, peixinho, grosso...). Filhos abandonam saem de casa pois não "aguentam mais seus pais".
- A Palavra de Deus nos ensina que "se for possível, quando depender de vós, tenham paz com todos os homens" (Rm. 12.18). Para vivermos em paz e sermos mais felizes, não devemos pagar o mal com o mal, devemos parar o mal com o bem, assim como fez o pai da fé. para isso, precisamos de um novo coração, um coração regenerado, transformado pela Palavra do Senhor. NÃO TRANSFIRA PARA GEOGRAFIA O QUE PRECISA ACONTECER NA ENDOCARDIA.
"Sobre tudo o que se deve guardar, guarde o seu coração, pois dele procedem as saídas da vida. Desvia a tortuosidade da tua boca e a perversidade dos lábios. Os teus olhos olhem direito. Considere a vereda dos teus pés, seus caminhos seja bem ordenados. Retira o seu pé do mal".
"E vos tomarei dentre as nações, e vos congregarei de todos os países e vos trarei à vossa terra; estão espalharei água pura sobre vós, e ficareis purificados de todas as vossas imundícias e de todos os vossos ídolos vos purificareis. E vos darei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo. Tirarei o coração de pedra e vos darei um coração de carne; e porei dentro de vós o meu Espírito" (Ez. 36.24-27).
Que o Senhor nos conduza.
Até aqui nos ajudou o Senhor...
Nenhum comentário:
Postar um comentário