quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Há alguma Palavra da parte do Senhor?



"Porque a Palavra de Deus é Viva e Eficaz, mais cortante que qualquer espada de dois gumes, penetra até a divisão da alma e espírito, de juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenção do coração" Hebreus 4.12.
O título desta postagem nos chama muito a atenção nestes dias em que vivemos. Como ouvimios sempre, hoje existe igrejas para goste e para desgosto. Muitos indoutos nos perguntam sobre qual realmente é a Igreja Verdaderia?
este título se encontra em Jeremias 37.17, quando o rei Zedequias manda chamar o profeta e o pergunta: Há alguma Palavrada parte do senhor?
Vamos meditar um pouco sobre quem era Jeremias. No prefácio de seu livro ele é chamado de "um dos Sacerdotes de Anatote". Contemporâneo dos Profetas Sanfonias, Habacuque, Ezequiel e Daniel e dos Reis Josias, Jeoaquim e Zedequias (2Rs. 24). Era Filho de Hilquias (o memo que achou o Livro da Lei? 1.1 ; 2Rs. 22.8). Foi chamado ainda Jovem (1.5,6), foi de Anatote (1.1) à Jerusalém (2.2) e quando retorna é perseguido até pela própria família (11.21 ; 12.6).
Após a reforma religiosa os reis sucessores, os sacerdotes e o povo não o ouviram, foi preso e escreveu o rolo que foi rasgado (25) e pediram sua morte (26) e reescreveu o rolo com alguns acréscimos (36). Jeremias foi um fiel e destemido campeão da Verdade, durante o reinado de Josias (1-12), de Jeoaquim (13-20, 22.20-30) e Zedequias (21, 27 em diante).
Aconselhou Zedequias se render aos babilônios (21,27) e foi chamado de falso profeta po Hanani.
Chegamos ao Capítulo 37 e precisamos fazer alguma considerações: Não lhe deram ouvidos (v.2), mas lhe pediram oração (v.3), o profeta estava em liberdade (v.4), o povo estava sem discernimento espiritual, achavam que o Egito viria em seu socorro contra os babilônios contário ao que afirmava Jeremias (v.5), ao invés do rei falar com o profeta, penas ouvia recados (v.6,8), os falsos profetas achavam que os babilônicos iriam embora (v.9,10, cap.28.1-3, 9, 15-17 ), e, finalmente, tentaram calar o profeta (v.11-16). O v. 17 é o nosso Tema e notamos o desfecho da narrativa bíblica: os profetas do rei pereceram e Jeremias permaneceu em segurança (18-21).
Como saber se hoje ainda Há alguma Palavra da Parte do Senhor?

- V. 2,3 – SE VOCÊ PEDE ORAÇÃO PRA ALGUÉM, OUÇA-O, É HOMEM DE DEUS.
- Veja que não lhe deram ouvidos, mas lhe pediram oração incoerente:
- Jo. 9. 31 “sabemos que Deus não ouve a pecadores; mas, se alguém for temente a Deus, e fizer a sua vontade, a esse ele ouve”.
Deus tem respondido nossas orações, Glória Deus...

- V. 4 TEMOS LIBERDADE, PORTANTO, AINDA HÁ PALAVRAS DO SENHOR.
- Ef. 6. 17-19 “Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; com toda a oração e súplica orando em todo tempo no Espírito e, para o mesmo fim, vigiando com toda a perseverança e súplica, por todos os santos, e por mim, para que me seja dada a palavra, no abrir da minha boca, para, com intrepidez, fazer conhecido o mistério do evangelho”.
- 2Tm. 2.3,4 Sofre comigo como bom soldado de Cristo Jesus. Nenhum soldado em serviço se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra.
- 29 Respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Importa antes obedecer a Deus que aos homens.
Você é livre. Não se prenda...

- V. 5 – NÃO SE CONFUNDA, O INIMIGO PODE SER SEU AMIGO.
- 21. 8-10 “E a este povo dirás: Assim diz o Senhor: Eis que ponho diante de vós o caminho da vida e o caminho da morte. O que ficar nesta cidade há de morrer à espada, ou de fome, ou de peste; mas o que sair, e se render aos caldeus, que vos cercam, viverá, e terá a sua vida por despojo. Porque pus o meu rosto contra esta cidade para mal, e não para bem, diz o Senhor; na mão do rei de Babilônia se entregará, e ele a queimará a fogo”
- 38.2 “Assim diz o Senhor: O que ficar nesta cidade morrerá à espada, de fome e de peste; mas o que sair para os caldeus viverá; pois a sua vida lhe será por despojo, e vivera”.
- Hc. 1.5 “Vede entre as nações, e olhai; maravilhai-vos e admirai-vos; porque realizo em vossos dias uma obra, que vós não acreditareis, quando vos for contada”.
- 29.1-14 “Ora, são estas as palavras da carta que Jeremias, o profeta, enviou de Jerusalém, aos que restavam dos anciãos do cativeiro, como também aos sacerdotes, e aos profetas, e a todo o povo, que Nabucodonozor levara cativos de Jerusalém para Babilônia, depois de terem saído de Jerusalém o rei Jeconias, e a rainha-mãe, e os eunucos, e os príncipes de Judá e Jerusalém e os artífices e os ferreiros. Veio por mão de Elasa, filho de Safã, e de Gemarias, filho de Hilquias, os quais Zedequias, rei de Judá, enviou a Babilônia, a Nabucodonozor, rei de Babilônia; eis as palavras da carta: Assim diz o Senhor dos exércitos, o Deus de Israel, a todos os do cativeiro, que eu fiz levar cativos de Jerusalém para Babilônia: Edificai casas e habitai-as; plantai jardins, e comei o seu fruto. Tomai mulheres e gerai filhos e filhas; também tomai mulheres para vossos filhos, e dai vossas filhas a maridos, para que tenham filhos e filhas; assim multiplicai-vos ali, e não vos diminuais. E procurai a paz da cidade, para a qual fiz que fôsseis levados cativos, e orai por ela ao Senhor: porque na sua paz vós tereis paz. Pois assim diz o Senhor dos exércitos, o Deus de Israel: Não vos enganem os vossos profetas que estão no meio de vós, nem os vossos adivinhadores; nem deis ouvidos aos vossos sonhos, que vós sonhais; porque eles vos profetizam falsamente em meu nome; não os enviei, diz o Senhor. Porque assim diz o Senhor: Certamente que passados setenta anos em Babilônia, eu vos visitarei, e cumprirei sobre vós a minha boa palavra, tornando a trazer-vos a este lugar. Pois eu bem sei os planos que estou projetando para vós, diz o Senhor; planos de paz, e não de mal, para vos dar um futuro e uma esperança. Então me invocareis, e ireis e orareis a mim, e eu vos ouvirei. Buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração. E serei achado de vós, diz o Senhor, e farei voltar os vossos cativos, e congregarvos-ei de todas as nações, e de todos os lugares para onde vos lancei, diz o Senhor; e tornarei a trazer-vos ao lugar de onde vos transportei".
Ele só fala palavras duras... É para o seu bem...
Ó profundidade das riquezas...

- V. 6-8 – NUNCA DEIXE DE OUVIR A DEUS PARA OUVIR RECADOS...
- Rm.12.1,2 Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
A presença de Deus é insubstituível...
Nada substitui um culto... Temos acesso direto ao Trono da Graça.

- V. 9,10 – ASSIM COMO O INIMIGO PODE SER SEU AMIGO, O PROFETA PODE SER UM FALSO PROFETA...
- 28.1-3, 9, 15-17 E sucedeu no mesmo ano, no princípio do reinado de Zedequias, rei de Judá, no ano quarto, no mês quinto, que Hananias, filho de Azur, o profeta de Gibeão, me falou, na casa do Senhor, na presença dos sacerdotes e de todo o povo dizendo: Assim fala o Senhor dos exércitos, o Deus de Israel, dizendo: Eu quebrarei o jugo do rei de Babilônia. Dentro de dois anos, eu tornarei a trazer a este lugar todos os utensílios da casa do Senhor, que deste lugar tomou Nabucodonozor, rei de Babilônia, levando-os para Babilônia. Quanto ao profeta que profetizar de paz, quando se cumprir a palavra desse profeta, então será conhecido que o Senhor na verdade enviou o profeta. Então disse o profeta Jeremias ao profeta Hananias: Ouve agora, Hananias: O Senhor não te enviou, mas tu fazes que este povo confie numa mentira. Pelo que assim diz o Senhor: Eis que te lançarei de sobre a face da terra. Este ano morrerás, porque pregaste rebelião contra o Senhor. Morreu, pois, Hananias, o profeta, no mesmo ano, no sétimo mês.
- 1Jo. 4.1 Amados, não creiais a todo espírito, mas provai se os espíritos vêm de Deus; porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo.

- V. 11-16 – IRÃO TENTAR CALAR-TE, MAS NÃO TEMAS, REIS E RAINHAS VIRÃO A TI. EM TEU CORAÇÃO ESTÁ A PALAVRA DO SENHOR.
- 2Tm. 2.8,9 Lembra-te de Jesus Cristo, ressuscitado dentre os mortos, descendente de Davi, segundo o meu evangelho, pelo qual sofro a ponto de ser preso como malfeitor; mas a palavra de Deus não está presa.
- Dt. 30.15 Mas a palavra está mui perto de ti, na tua boca, e no teu coração, para a cumprires.
A Palavra do Senhor não está presa...
V. 17 – Sim, há uma Palavra da parte do Senhor...

Os profetas do rei perecerão (v. 19), mas quem faz a vontade do Senhor permanece em segurança (v. 21)
Seja uma Fiel e Destemida Testemunha da Palavra do Senhor...
"Até aqui nos ajudou o Senhor"

Nenhum comentário:

Postar um comentário